Seminário Áudio 3D e apresentação Cantar X3
Aplicação de setup ORTF-3D nos Proms pela equipa de Investigação e Desenvolvimento da BBC.
Realizámos no final de 2009 um seminário sobre técnicas de captação para surround (5.1), em colaboração com vários especialistas internacionais. Hoje, sete anos depois, novas abordagens designadas por Áudio 3D reproduzem sons provenientes de todas as direcções.
Não se tratam já de conceitos teóricos. As aplicações práticas estão aí, desde o Dolby Atmos e o Auro 3D até à gravação para realidade virtual (“VR”). E as abordagens são múltiplas, desde sistemas de síntese do espaço sonoro como o Ambisonics até à síntese de campo de onda.
O Áudio 3D transmite uma melhor percepção espacial que o 5.1, com a reprodução da elevação das fontes sonoras e melhoramentos notáveis no que diz respeito ao envolvimento, naturalidade e precisão das cores tonais. A área útil de escuta é também maior; os ouvintes podem colocar-se ou movimentar-se com mais liberdade na sala onde o som é reproduzido, sem que a imagem sonora colapse junto ao altifalante mais próximo.
Tendo em conta a actualidade do tema, convidámos Helmut Wittek, investigador em “Wave Field Synthesis” e técnicas de captação estéreo, surround e binaural, e hoje director executivo da Schoeps, a visitar-nos e dirigir um seminário sobre Áudio 3D. Na realização do evento, contaremos com a colaboração da Lourisom, Loudness Films e ESMAE.
Áudio 3D - Helmut Wittek
1. “A que soa o meu microfone”?
O “som” de um microfone depende de várias características técnicas como a resposta em frequência e o diagrama polar; todas essas características serão apresentadas de uma forma prática. Contudo, não só essas medidas são decisivas, mas muito especialmente as qualidades e aptidões do engenheiro de som. Através de várias explicações práticas, acompanhadas de exemplos áudio, serão abordadas as diferenças no som de diversos microfones.
2. “Do Estéreo ao 3D e VR – como se desenvolvem as técnicas de captação?”
Captar som espacialmente tem sido uma tarefa desafiante para os engenheiros de som experimentados. Quer na gravação musical quer na gravação de som para imagem, transportar o espaço sonoro significa criar o substrato emocional da cena.
Tal requer técnicas de microfone capazes de capturar com alta qualidade a espacialização sonora, mas que sejam suficientemente práticas para serem usadas em situações reais de gravação.
Na apresentação, iremos discutir as várias técnicas para os diferentes formatos. Genericamente, aplicam-se os mesmos princípios estereofónicos ao trabalhar com dois canais, cinco canais ou mais. O caso particular das gravações para VR requer uma atenção especial. Mas também na produção sonora para VR se utilizam microfones estéreo e um “array” (virtual) de altifalantes. Iremos demonstrar as várias técnicas microfónicas para este fim, acompanhadas da audição e análise de exemplos concretos.
Helmut Wittek, biografia:
- Desde Janeiro de 2015: co-CEO da SCHOEPS Mikrofone.
- 2009-2015: Director técnico (Engineering) da SCHOEPS Mikrofone.
- Desde 2008: Professor associado na Hochschule der Medien, Stuttgart.
- Desde 2007: Seminários em tecnologia de microfones, reprodução de som espacializada e técnicas de captação estéreo e surround na Alemanha, Japão, China, França, Chile, EUA, Áustria, Finlândia, Reino Unido, Suíça, Portugal, Itália, etc...
- Março de 2007: Direcção de Engenharia e Suporte Técnico na SCHOEPS Mikrofone.
- Abril 2005: Engenheiro de RD na SCHOEPS Mikrofone GmbH.
- 2002-2007: Dissertação no Institute of Sound Recording da University of Surrey (Dr Rumsey, Dr Theile), Doutoramento obtido em 2008 (tese em WFS e Estéreo).
- 2001-2005: Engenheiro de Investigação no Institut für Rundfunktechnik (IRT), Munique. Áreas de trabalho: Wave Field Synthesis (CARROUSO), Psicoacústica e Técnicas Estereofónicas – Supervisão de várias teses.
- 1998-2005 engenheiro de som (Tonmeister) independente.
- Estudos em "Ton- und Bildtechnik" (engenharia de som e vídeo), Düsseldorf 1996-2000, "Dipl-Ing." (diploma de engenharia), Diplomarbeit (tese Master) no Institut für Rundfunktechnik, Munique 2000.
- Estudos de "Musikwissenschaften" (musicologia), Munique 1994-1995.
- Membro do "Tölzer Knabenchor" (Coro de rapazes Toelz de Munique) como solista e professor 1980 - 1996, participação em inúmeros concertos internacionais e gravações de CDs com orquestras e maestros consagrados, bem como actuações em várias óperas.
- Nascido em 1973
Apresentação Cantar X3 - Pierre Michoud
A gravação portátil para Áudio 3D, por exemplo no caso do sistema "ORTF-3D", exige gravadores / misturadores multipista autónomos, com 8 entradas de microfone de alta qualidade.
O gravador Aaton Cantar X3 actualiza o extraordinário percurso do Cantar X original, com novas características e uma facilidade de utilização sem precedentes; 24 pistas com misturador de faders lineares incorporado. O Cantar X3 oferece 12 entradas analógicas (8 micro + 4 linha), múltiplas entradas digitais incluindo 2 pares AES42 e 8 AES / EBU e interface Audinate Dante, para um total de 56 entradas assignáveis para quaisquer das pistas.
Pierre Michoud, responsável pelas vendas e apoio técnico, irá apresentar detalhadamente o Cantar X3 + Cantarem 2 com todos os seus acessórios, demonstrando os detalhes de operação e estando disponível para um produtivo diálogo com os participantes.
Pierre Michoud, biografia
Pierre Michoud iniciou a sua colaboração com a Aaton, reputado fabricante francês de câmaras de filmar, em 1987, pouco depois de se graduar na Escola de Relojoaria de Cluses.
No início dos anos 90, mudou-se para Los Angeles tornando-se Director de manutenção da empresa Aaton des Autres, subsidiária da casa-mãe na França.
Para além de assegurar o apoio aos clientes das câmaras Aaton, os seus conhecimentos técnicos incluíam a instalação e manutenção dos equipamentos de pós-produção Aaton em numerosos laboratórios, em ambas as costas dos EUA.
Depois de um breve período de colaboração com a Panavision, Inc., voltou a França no ano 2000 para dirigir o departamento de suporte técnico da Aaton. Para além dessa posição, as suas funções incluíam a formação técnica, o apoio a clientes a nível mundial e o desenvolvimento de novos produtos.
Actualmente trabalha com a Aaton Digital nas áreas de vendas e apoio técnico aos clientes. Contribui activamente no desenvolvimento e promoção do gravador áudio digital Cantar X3. Nos seus tempos livres, gosta de pescar com mosca nos Alpes, de onde é nativo.
Os encontros
Lisboa, 6 de Dezembro de 2016, 15 h.
O encontro terá lugar no estúdio principal da Loudness Films, equipado para configurações de escuta em 5.1, 7.1 e Dolby Atmos, e monitores especialmente desenhados pela Reflexion Arts. No sentido de garantir a melhor experiência de escuta, o número de participantes será limitado, pelo que agradecemos que confirme atempadamente a sua participação.
Loudness Films
Avenida Infante Dom Henrique 334, Armazém 11 1800-224 LISBOA, PORTUGAL. Localização.
Porto, 7 de Dezembro de 2016, 15 h.
O encontro terá lugar na sala Teresa Macedo da ESMAE, onde será instalado um sistema de escuta multicanal com monitores Genelec 8130A / SE 7261A. No sentido de garantir a melhor experiência de escuta, o número de participantes será limitado, pelo que agradecemos que confirme atempadamente a sua participação.
ESMAE, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
Rua da Alegria, 503, 4000-045 PORTO, PORTUGAL. Localização.
Agradecemos sinceramente a colaboração da Lourisom, Loudness Films e Esmae, sem a qual este seminário não seria possível. Em particular, o nosso obrigado a Sofia Vieira (Lourisom), Branko Neskov (Loudness Films) e Marco Conceição (Esmae).
Lourisom - fundada em 1997, é uma especializada no desenvolvimento de soluções profissionais na área dos espetáculos e eventos. Produz soluções especializadas nas áreas do áudio, vídeo, conferências, cinema, iluminação de cena, mecânica de cena e comunicações técnicas, entre outras. Dedica-se também à consultoria, reparação de equipamentos, representação de algumas marcas e organização de acções de formação.
Loudness Films - fundada em 2009, com a intenção de criar um espaço que reunisse toda a pós-produção para Cinema e TV. A Loudness Films rapidamente preencheu esse espaço vazio usando o conhecimento adquirido em décadas de trabalho. O seu primeiro estúdio abriu em Janeiro de 2011 e desde então não parou de adicionar novas salas e serviços.
ESMAE - a Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo foi constituída a partir da Escola Superior de Música, criada em 1985, dando seguimento à tradição secular do ensino de música na cidade do Porto. A ESMAE é formada pelos departamentos de Música e Teatro tendo cerca de 750 alunos e 100 professores.
DirectOut - fundada em2008 por um grupo de engenheiros de som profissionais liderados por Stephan Flock, várias vezes galardoado por captações de música clássica e com 20 anos de experiência na concepção e desenho de sistemas digitais de processamento de som. É especializada no desenvolvimento de produtos para conectividade áudio, redes e interfaces para broadcast, estúdios, instalações fixas e ao vivo.
|
© Filmebase Cinesonics 2016 |
Filmebase | Cinesonics, Rua Joaquim Fernandes, 6 - Fanqueiro 2670-365 Loures, tel +351,21840467 |