FILMEBASE LOGO
Filmebase homeCinesonics homeFabricantesLinksAplicaçõesInfoLocContact

Aplicações

Porquê utilizar uma perche?

Adaptado de um artigo de Fred Ginsburg C.A.S. Ph.D.

Os micros montados sobre a câmara poderiam ser adequados para um ambiente geral ou um fundo sonoro, mas falta-lhes o alcance e a versatilidade de um micro montado em perche. Colocar um microfone ao lado da objectiva pode parecer prático, mas não contribuirá em nada para obter um som de qualidade.

Antes de mais, os microfones na câmara têm tendência a captar os motores de zoom e outros ruídos gerados pela câmara.
Além disso, montar um micro paralelamente ao solo não é uma boa ideia. Os micros de canhão assemelham-se às teleobjectivas de fotografia no sentido em que ambos comprimem os planos da acção de tal forma que pouca distância parece separar a acção em primeiro plano da que ocorre em plano de fundo. Se dirigir um micro horizontalmente para uma pessoa, irá captar o sem dessa pessoa mas também o som do plano de fundo directamente atrás dela.

A melhor forma de isolar as pessoas do fundo sonoro é de perchar por cima, de forma a que o eixo do micro aponte para a boca, em direcção ao solo. (Assegurando-se que o solo ou chão não seja tão ruidoso como o fundo sonoro.)
Finalmente, a objectiva da câmara tem a capacidade de VER muito mais longe que o melhor dos microfones de canhão tem de OUVIR. Uma focal longa pode facilmente enquadrar em plano aproximado a cara de uma personagem a 15 metros, mas a única coisa que um microfone captará a essa distância será um ambiente geral de todos os sons da cena na sua globalidade. Para chegar a um som de qualidade, deverá colocar o microfone tão perto quanto possível da acção!

Perche por cima se puder.

A colocação do microfone por cima com uma perche ou girafa de estúdio é a técnica mais apreciada pela indústria de cinema / televisão / publicidade. É certamente a melhor escolha em 90% dos casos.
Geralmente, perchar por cima produzirá diálogos com a sonoridade mais natural e maior facilidade na gravação e na montagem.
Oferece uma mistura agradável quando vários actores contracenam. Dois, três ou mesmo um pequeno grupo de pessoas pode ser gravado com um único microfone.

Um micro em perche ou girafa permite ao actor uma quantidade respeitável de actividades físicas e movimentos. Os actores ficam livres de entrar e sair de campo, rodar, saltar, trepar, etc… Não há um cabo de microfone no chão que limite os movimentos. Nem a frustração de lidar com microfones de emissor e os problemas de interferências RF.
Um microfone por cima captará suficientemente efeitos sonoros, ruídos de passos e manipulação de acessórios para dar à banda sonora uma textura rica. Decorrendo do facto da fonte sonora estar mais próxima do micro, os diálogos dominarão a banda sonora, mas os outros efeitos sonoros continuarão a ser audíveis.

É mais fácil respeitar a perspectiva áudio com um micro por cima. Num plano "master" largo, o micro tem tendência a estar mais alto e assim o diálogo resultante irá parecer mais "pequeno" e distante. Nos grandes planos, o micro pode ser baixado dando ao som uma presença mais importante e uma "proximidade" ao écran.
Mas que fazer se houver entraves físicos que impeçam a utilização de um microfone por cima do quadro?
Essa situação leva à opção de perchar por baixo.
O micro montado na perche pode ser apontado para cima ao nível do joelho, da cintura ou do peito do actor, com bons resultados.
O som será ligeiramente mais rico em graves do que perchado por cima, mas utilizável e aceitável. Note que um micro apontado para cima tende a captar mais caixa torácica, o que explica o aumento de graves.
Por vezes é muito mais difícil perchar por baixo, por causa da presença de móveis ou pela deslocação de pessoas em primeiro plano. O operador de câmara deve também estar muito mais atento, pois é mais provável alargar o quadro e mostrar mais do torso do actor que mostrar vazio a cima das cabeças. No entanto, há muitos planos onde perchar por baixo será a solução mais simples.

Conselhos de utilização da perche

Capacidade de alongamento:

O comprimento adequado para a perche depende de facto do tipo de filme. Os filmes de acção, as publicidades e as séries de televisão exigem um alcance longo, entre os 3,5 e 4,5 metros, de forma a cobrir o plateau. As actualidades ou documentários exigem normalmente um alcance menor, entre 1,5 e 2,5 metros, pois a equipa de imagem é mais móvel e trabalha mais próximo.
Quando esticar a perche, nunca bloqueie os tubos na posição totalmente esticada, ao nível da posição de segurança. A técnica correcta consiste em esticar a secção até ao fim, e re-entrar alguns centímetros. Uma ligeira sobreposição resultará numa perche mais rígida (sem fraqueza ao nível dos anéis de bloqueamento) e menos microfónica.
Uma outra boa prática consiste em esticar a perche para além do comprimento necessário de forma a poder agarrar a perche mais próximo do seu centro de gravidade. Deixando a perche equilibrar-se entre as mãos, os músculos não irão ser utilizados a vencer esse efeito de alavanca.

Evitar os ruídos de cabo:

Os ruídos de cabo podem tem três problemas como origem: condutância, percussão e ligações folgadas.
A condutância é o ruído ou vibrações físicas que viaja ao longo da passagem do cabo (no caso de perches com cabo interno). Para evitar o problema, o interior da secção 1 da perche pode ser isolado com espuma comprimida.
A percussão é o ruído originado pelo cabo contra os outros tubos da perche. Como as perches são telescópicas, só é possível isolar com espuma o tubo mais fino. A melhor técnica consiste em controlar os ruídos de choque e manter o cabo esticado, no caso de perches com cabo interno. Evidentemente tal não é possível em perches onde o cabo interno termina numa ficha XLR na base da perche, e recomenda-se uma manipulação cuidadosa. Quando o cabo é utilizado por fora da perche, uma solução comum consiste em fazer um anel em torno do polegar (qualquer método é válido) da mão de suporte de forma a manter o cabo esticado. Nunca se deve deixar o cabo com folgas cair simplesmente no chão.
A última causa de ruído pode ser a ligação do microfone. As fichas XLR tem tendência a introduzir ruídos com o tempo. Pode colocar-se um pouco de "tape" em torno da junção microfone - ficha. Deve manter-se sempre uma folga na ligação cabo - perche, mas um excesso de cabo pode também causar ruídos, se bater na perche. Por melhor que seja a suspensão utilizada, não é possível eliminar a transmissão de ruído pelo cabo, sobretudo no caso de cabos pouco flexíveis. Uma solução possível é utilizar um "raccord" curto de cabo muito flexível entre o microfone e o punho da suspensão, o que facilita também a montagem da suspensão na perche. A Rycote produz um cabo com estas características, o "microphone tail". O mesmo pode também ser fixado na perche com "tape" ou com acessórios apropriados. O sistema "conn box" da Rycote destina-se também a resolver este problema de forma mais sofisticada.

Segurar na perche:

Para reduzir os ruídos de manipulação, deve manter a perche com firmeza mas mantendo-se descontraído, evitando os movimentos de mão ou dedos excessivos. Podem utilizar-se luvas de montagem brancas de forma a evitar que os dedos colem nos dias de frio ou calor excessivo.
Manter a perche paralela ao solo com os dois braços, e bem acima da cabeça. Se a perche for segurada por baixo em diagonal, há muitas probabilidades de entrar em campo. Mesmo se o micro estiver suficientemente alto para ficar fora de campo, o corpo da perche pode cortar um canto do enquadramento.
Mantenha os braços junto da cabeça, fazendo um "H". Quando o braço está na vertical com o cotovelo bloqueado, o peso é suportado no eixo do corpo. Se os braços estão em posição "V", a fadiga muscular é muito mais rápida. Os braços em posição vertical permitem também manipular a perche para a frente e para trás sem deslocar o corpo, orientando correctamente o microfone com os movimentos dos actores.
Utilize o braço da frente como ponto de apoio e de equilíbrio para aguentar a perche por cima do corpo. Se for possível, segure a perche no seu ponto de equilíbrio natural. Utilize o braço de trás para dirigir lateralmente e verticalmente a perche, bem como para a rodar no eixo afim de apontar o microfone.

Colocação do microfone:

Tente colocar o microfone tão perto da acção quanto possível. Segundo a acção e as características do microfone, o mesmo pode ser colocado desde alguns centímetros acima das cabeças dos actores. Seja agressivo. Três metros acima das cabeças pode ser prático para a câmara ou a iluminação, mas vai traduzir-se em diálogos medíocres.
Os operadores de perche profissionais pintam por vezes uma banda branca na bola de vento para que o operador de câmara possa verificar facilmente uma entrada em campo. É melhor identificar o micro no visor do que ter uma surpresa em projecção.
Para estabelecer a linha de quadro, mergulhe o microfone em campo e levante-o lentamente até que o operador de imagem lhe indique que acabou de sair de campo. Se começar com a perche alta e for descendo gradualmente, o operador de imagem terá tendência a dar-lhe um limite mais alto que o necessário.