Informação A Filmebase e a Cinesonics têm organizado regularmente seminários e encontros sobre assuntos ligados à captação de som. Colabora também no apoio a acções de formação, e organiza seminários em colaboração com escolas especializadas. Últimos encontros: SEMINÁRIO ÁUDIO 3D e APRESENTAÇÃO CANTAR X3, 6 e 7 de Dezembro de 2016 Helmut Wittek, investigador em “Wave Field Synthesis” e técnicas de captação estéreo, surround e binaural, e hoje director executivo da Schoeps, ddirigiu um seminário sobre Áudio 3D. Pierre Michoud, responsável pelas vendas e apoio técnico, irá apresentou detalhadamente o Cantar X3 + Cantarem 2 com todos os seus acessórios, demonstrando os detalhes de operação. Ver detalhes. APRESENTAÇÃO SOUND DEVICES CL-12, VOICE TECHNOLOGIES, SCHOEPS SUPER CMIT, AMBIENT SYNC SYSTEM, AUDIO LTD 1010, 22 de Janeiro de 2016 Apresentação e testes de vários produtos, com a participação de diversos profissionais. Ver detalhes. APRESENTAÇÃO SOUND DEVICES 688 E AUDIO LTD ENVOY 2 Apresentação e testes de vários produtos, com a participação de diversos profissionais. Ver detalhes. AMBISONICS COMO FERRAMENTA CRIATIVA, 13 de Maio de 2010
No seguimento do seminário Surround realizado em Novembro de 2009, um encontro informal com Daniel Courville. Uma apresentação dos princípios básicos Ambisonics e do trabalho de Daniel Courville. Nascido no início dos anos 70, o Ambisonics é pouco conhecido mesmo no círculo dos profissionais de áudio. Os microfones SoundField são a encarnação mais conhecida do Ambisonics, muitas vezes associados com a tradução prática dessa tecnologia. A verdade é que, desde a sua concepção, o Ambisonics foi desenhado como um sistema modular e hierárquico que incluía instrumentos de captação em 2D e 3D e ferramentas de síntese sonora. Há quase 40 anos foi conseguida não só uma fundação teórica revolucionária, mas também uma plataforma aberta a futuros desenvolvimentos. Hoje, com o aparecimento de sistemas de processamento digital acessíveis, de um ambiente mais intuitivo de programação de software e de acesso facilitado a comunidades de conhecimento através da Internet, assistimos a um renascimento do Ambisonics. Pode hoje ser usado como uma ferramenta geral para produção de áudio, bem como para aplicações em estéreo e vários formatos surround, sendo extremamente eficaz para produções de áudio com imagem e instalações interactivas em museus, etc... Daniel Courville ensina desde 1990 produção sonora e tecnologia de computação aplicada na Universidade do Quebec em Montreal (UQAM). Sendo também engenheiro de som e produtor, o seu interesse no Ambisonics data de 1988. Recentemente, tem-se focado no desenvolvimento de software modular permitindo a integração de técnicas Ambisonic em ambientes de produção e pós-produção de som. É também consultor Ambisonics com diversos artistas e organizações multimédia. Daniel Courville é diplomado (MA) em Comunicações pela UQAM (www.ambisonicstudio.com) SEMINÁRIO CAPTAÇÃO SURROUND, 29 de Novembro de 2009 Seminário sobre gravação surround com a orientação de FLORIAN CAMERER (Tonmeister, ORF), HELMUT WITTEK (IRT Institut fuer Rundfunktechnik, instituto de investigação e desenvolvimento da ARD, ZDF, DLR, ORF e SRG/SSR) e PHILIPPE CHEVENEZ (Cinela). O seminário contou com mais de 60 participantes. (Ver poster) e (detalhes). ENCONTRO COM JIM KOOMAR (SOUND DEVICES), 12 de Maio de 2009 O Sound Devices 788T foi galardoado no final de Fevereiro com o Technical Achievement Award 2009 da Cinema Audio Society’s (CAS). Vários profissionais e estações de televisão nacionais optaram já pelo 788T, que inclui 8 entradas completas (micro/linha/AES-EBU com limitadores variáveis), até 12 pistas de gravação, e qualidade áudio excepcional. Jim Koomar falou sobre métodos e técnicas de trabalho com o 788T. Revelou também em primeira mão alguns dos desenvolvimentos previstos que irão ampliar as potencialidades do 788T e deu detalhes sobre toda a gama de produtos Sound Devices. ENCONTRO COM MINORU KOBAYASHI (SANKEN), 17 de Outubro de 2008 A Sanken é conhecida em Portugal sobretudo pelo micro subminiatura COS-11x, referência na indústria como micro pessoal utilizado geralmente com emissores de alta qualidade. No entanto, a Sanken, um dos mais antigos fabricantes profissionais do Japão (1925), tem uma excelente gama de micros para música, televisão e cinema. O encontro com Minoru Kobayashi permitiu conhecer e testar a gama completa da Sanken e apresentar em primeira mão novos modelos que acabam de ser lançados, bem como conhecer detalhes sobre técnicas de captação surround para Alta Definicão. Foram apresentadas gravações musicais e de embientes em 5.1 realizadas com os microfones CO-100k e com diversos sistemas surround. APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS PHONAK e MIXY (AETA AUDIO), 13 de Junho de 2008 Foi apresentada e testada a mesa de mistura Mixy, e efectuada uma sessão de esclarecimento com a presença de VALÉRIE RACINET e ARNAUD FOUGERAT. Na segunda parte do encontro, JOERG WINDHORST fez apresentação edescrição técnica de detalhada dos produtos Phonak. LANÇAMENTO E TESTE DE EMISSORES / RECEPTORES AUDIO LTD SÉRIE 2040, 7 de Julho de 2006 Teve lugar na Escola Superior de Cinema um encontro com Kishore Patel (Audio Ltd) para apresentação e teste da nova série de HFs RMS 2040: HX2040, TX2040, DX2040, RK2040, Control X, SwichiR, o novo emissor ultra miniatura, etc., bem como todas as opções de acessórios e controlo por software. Foram também debatidas todas as questões e dúvidas ligadas à utilização de emissores em ENG, documentário e ficção.A Audio Ltd. é provavelmente o fabricante de HFs com maior reputação na área de captação de som para cinema e vídeo, bem conhecido de todos nós. SEMINÁRIO / GRAVAÇÃO PORTÁTIL NÃO LINEAR., 22 de Maio de 2004 (J-P Beauviala exemplificando o funcionamento do Cantar X) O seminário do dia 22 de Maio de 2004 foi organizado em colaboração com Chris Price (Ambient Recording). De manhã, Jim Koomar e Jean-Pierre Beauviala apresentaram o Sound Devices 744T e o Aaton Cantar X. Chris Price fez uma introdução ao DEVA V, tendo-se conseguido assegurar uma dessas máquinas para o encontro. Depois de um delicioso buffet, Frank Kruse e Branko Neskov analisaram os problemas de transferência de ficheiros entre as várias máquinas não-lineares e os sistemas de pós-produção (Avid, Pro-Tools, Pyramix, etc...). Os trabalhos terminaram por volta das 6 da tarde, e os participantes tiveram oportunidade de testar livremente todos os novos gravadores com microfones diversos em configurações mono e estéreo. Houve também uma prova do delicioso vinho produzido no local por Chris Price. SEMINÁRIO SOBRE MICROFONES, 7 e 8 de Maio de 2003 Realizou-se no Casino Estoril um seminário orientado pelo Dr. Jörg Wuttke, um dos maiores especialistas mundiais em design de cápsulas e microfones de condensador. Foram analisados aspectos teóricos e práticos da concepção e funcionamento dos diferentes tipos de microfones, bem como diversas técnicas de captação estereofónica e em surround. Participaram cerca de 50 profissionais ligados sobretudo à captação musical. ENCONTRO COM JEAN-PAUL MUGEL, 20 e 21 de Fevereiro de 2003 (Jean-Paul Mugel) Realizou-se um encontro na Cinemateca Portuguesa com o reputado engenheiro de som para cinema Jean-Paul Mugel, com visionamento de excertos de filmes onde este foi responsável pela captação de som, seguidos de debate sobre os métodos e técnicas de captação utilizados. Entre outros, foram analisados filmes de Manoel de OLIVEIRA, Pedro ALMODOVAR, Gerard CORBIAU, Sally POTTER, André TECHINÉ, Wim WENDERS. Jean-Paul Mugel foi galardoado com um Cesar pelo som do filme Farinelli. Entretanto a carreira de Mugel descolou em produções americanas, sendo responsável pelos últimos filmes de Oliver Stone e Ridley Scott, e outros. WORKSHOP CAPTAÇÃO DE SOM PARA CINEMA E TV, 14 e 15 de Dezembro de 2002 Workshop vocacionado para técnicos de som, contou também com a presença de realizadores e montadores de som. Organizado por Joaquim Pinto e Chris Price, decorreu nos estúdios da Tobis e teve a participação de mais de 80 técnicos e profissionais. |