Seminário captação Surround
na foto, da esquerda para a direita, Florian Camerer, Philippe Chenevez, Joaquim Pinto, Helmut Wittek, Pierre Blanc, Lício Oliveira, Jean-Paul Mugel e Jacques Sax
PROGRAMA
10.00 Apresentação
10.30 Fundamentos psico-acústicos para gravação Estéreo e Surround (Helmut)
11.30 Café, snacks, bebidas
11.45 Configurações Estéreo e Surround, parte I (Helmut)
12.15 Configurações Estéreo e Surround, parte II (Florian)
13.00 Almoço
15.00 Conceitos e Soluções para suspensões e protecções de vento em Surround (Philippe)
16.30 Café, bebidas
16.45 Gravação Surround na prática (Florian)
17.45 Café, prova de vinhos Cortém, snacks
18.00 Demonstrações práticas I (Florian)
18.20 Demonstrações práticas II (Helmut)
18.40 Demonstrações práticas III (Philippe)
19.00 Conclusões e despedida
MAIS INFORMAÇÃO
Helmut Wittek, ligado ao IRT, onde foram feitas gravações comparadas com diferentes métodos de captação surround cuja audição e análise está confirmada para o encontro. É também o actual director técnico da Schoeps, tendo substituído o lendário Joerg Wuttke que se reformou no ano passado. O site de Günther Theile e Helmut Wittek - HAUPTMIKROPHON tem informação muito interessante e um programa online em java (Image Assistant) que permite calcular os ângulos de captação com diferentes configurações, e inclusivamente introduzir as características específicas dos micros a utilizar. Por curiosidade, Helmut Wittek estudou musicologia antes da sua formação em engenharia, mas a sua ligação ao som começou com uma carreira brilhante como soprano infantil, tendo participado como solista em gravações de referência, tais como várias cantatas de Bach com o Concentus Musicus de Viena / Nikolaus Harnoncourt e na tocante versão da 4ª sinfonia de Mahler com a Concertgebouw, dirigida por Leonard Bernstein.
Florian Camerer, engenheiro de som (Tonmeister) na ORF - Austrian Broadcast Corporation, a mais importante estação europeia de radiodifusão de música clássica e difusão em 5.1, com muita experiência em mistura 5.1 para cinema e televisão bem como em captação musical, de ambientes e efeitos, e que tem organizado diversos encontros sobre o assunto. Misturou em 1993 o primeiro documentário da ORF em Dolby Surround (“Arctic Northeast”) e é responsável por todos os aspectos de Áudio Multicanal na ORF. Está também a coordenar o grupo de trabalho da European Broadcasting Union que pretende fazer aprovar uma nova norma de medida de áudio que contrarie a actual tendência de compressão e normalização de som nas emissões de rádio e televisão e em recentes edições de CDs que têm conduzido a uma enorme degradação na qualidade do material.
Philippe Chevenez, director da Cinela - que tem estudado sistemas de microfones e todos os problemas de suspensão e protecção dos mesmos para este tipo de captação, e apresentou recentemente na AES uma exposição interessantíssima como resultado da sua investigação.
na imagem: Florian Camerer captando ambientes surround com ventos fortes de 80 Km/h. Equipamentos: Cantar X2, Ambient A-Ray (concebido por Chris Price), microfones Schoeps, e 5 protecções de vento Cinela Zephyx (concebidas por Philippe Chevenez).
Agradecemos o apoio e colaboração activa da Garrett Audiovisuais, representante da Genelec em Portugal, que forneceu a monição e calibração para o evento.
|