Aplicações
Preparar a rodagem
A. Utilizar sempre que possível dois técnicos: operador de som e de perche.
Se tiver que trabalhar sozinho, tenha atenção em escolher o equipamento adequado que lhe permita mobilidade e fácil controlo da perche. Consulte-nos para detalhes.
B. A selecção do gravador.
1. - DAT
Gravação digital linear 16 bits 44.1 e 48 kHz, PCM. O DAT foi um formato pensado inicialmente para o mercado doméstico e adoptado pela indústria. Está gradualmente a ser substituído pelos gravadores não lineares. A maioria dos modelos foram descontinuados. 2 modelos com código de temo tornaram-se comuns na área profissional: o Fostex PD4 e o HHB Portadat. A Sonosax produziu o Stelladat, que permitia gravar 4 pistas ao dobro da velocidade. A Sony produz ainda um modelo para instrumentação baseado nesse princípio.
QUALIDADES
- baixo nível de ruído de fundo
- possibilidade de gravação sem paragens (p. ex. c/ cassetes de 1 hora)
- possibilidade de cópia digital para montagem virtual sem degradação do sinal
- marcação de tempo e de indexes
- possibilidade de gravação de código de tempo SMPTE
INCONVENIENTES
- duração limitada das baterias
- possibilidade de drop-outs (só as máquinas profissionais, p. ex. PD4, dispõem de leitura de controlo pós-gravação)
- amplificadores de microfone de baixa qualidade nos modelos mais baratos
- possibilidade de dessincronismo em takes de mais de 4 minutos (modelos domésticos).
- fragilidade e sensibilidade a humidade (modelos semi-profissionais).
- necessidade de afinação periódica
2 - Gravador analógico
Durante muitos anos os Nagra e Stellavox foram os únicos gravadores utilizados para cinema e televisão. Levaram as potencialidades do analógico a níveis de qualidade excelentes, sobretudo a 38 cm/s. São ainda usadas em projectos difíceis (p. ex. expedições no Ártico, etc...) ou em situações onde as qualidades da gravação analógica sejam marcantes (gravação de efeitos e explosões, etc...). Alguns técnicos continuam a usá-los diariamente. As máquinas de referência são por exemplo o Nagra IV e IVs (e o Stellavox SP9).
QUALIDADES
- baixo ruído de fundo, mas aumentando a cada geração
- extremamente resistentes
- entradas de microfone de boa qualidade
- possibilidade de sincronização por cristal, à rede, ou por código SMPTE
- longa duração das baterias
INCONVENIENTES
- exigem ser rigorosamente alinhados para cada tipo de fita
- duração de gravação limitada (15 minutos por bobine de 13cm)
- geralmente mais pesados para trabalho ao ombro
3 - Gravador não linear
Gravação digital em formato não linear, 16 e 24 bits, 32 a 192 kHz conforme os modelos. A qualidade superior, a facilidade de utilização e de acesso a ficheiros e transferência dos mesmos, o número de pistas tem vindo a tornar estes gravadores cada vez mais populares.
QUALIDADES
- Poupar tempo: pode transferir-se 2 horas de 4 ou mais pistas em alguns minutos, com sincronização instantênea do material
- Multiplas pistas (até 10)
- Metadata (texto que pode ser gravado com cada take)
- Segurança (um único gravador pode produzir cópias de segurança)
- Playback instantâneo de cada pista e take sem receio de apagar o material.
INCONVENIENTES:
- conhecer bem o sistema de pós-produção para evitar quaisquer problemas de compatibilidade de ficheiros
- um disco rígido pode também avariar. Fazer back-ups e cópias de segurança regulares
C - Equipamento indispensável.
- auscultadores de monição de boa qualidade
- fichas e adaptadores diversos (XLR m /XLR f, jack para minijack, etc...)
- cabo de extensão de auscultadores
- cabos de microfone testados
- Baterias e pilhas suplementares para todos os equipamentos (se possível, sistema de alimentação central)
- Folhas de som, câmara tape e marcadores
- Blimp ou cobertura para câmara
- Espuma preta
- Painéis ou tecido acústico, ou restos de carpetes
- Perche(s) de boa qualidade
- Bases e acessórios de fixação de microfones
- mesa de mistura autónoma no caso de necessitar utilizar mais de 2 microfones
- microfones...
D - Selecção dos microfones
A) Condensadores "shotgun" longos (hipercardióides):
+ Elevada direccionalidade e sensibilidade. Utilização a maior distância dos actores, permitindo enquadramentos mais abertos em exteriores - Peso e dimensões elevados. A grande direcionalidade, sobretudo nas frequências altas, exige um cuidado extremo na orientação da perche. Importante: Nunca utilizar como "pistola", apontando directamente para os actores. Estes microfones aproximam os ruídos ambientes que se encontrarem na sua "linha de mira". A captação por cima na perche coloca na "linha de mira" o chão, eliminando esse problema. Não utilizar em interiores ou exteriores com paredes reflectoras: estes microfones baseiam-se num sistema de tubo de interferência. Em ambientes reverberantes originam perdas de definição graves e colorações indesejáveis nas vozes.
B) Condensadores "shotgun" curtos (hipercardióides):
Utilizando o mesmo princípio (tubo de interferência), mas menos direccionais. + Maior facilidade de utilização em perche - orientação menos crítica. Menor peso. - Área de alcance mais reduzida. Menor atenuação dos ruídos laterais. Importante: As limitações indicadas em A mantém-se: Nunca utilizar como "pistola" e nunca utilizar em interiores reverberantes.
C) Condensadores sem tubo de interferência:
+ Peso e dimensões reduzidos. Curva direccional independente da frequência. Maior facilidade de utilização em perche. Som límpido e natural. - Menor direccionalidade. Importante: Recomendados para gravação de diálogos em interiores. Em exteriores calmos permitem captar diálogos com extraordinária clareza.
D) Microfones dinâmicos (supercardióides e cardióides):
+ Não necessitam de alimentação. Menor sensibilidade a ruídos de manuseamento. Aceitam grandes pressões sonoras sem distorção. - Baixa sensibilidade e alcance. Resposta mais pobre nos transitórios. Importante: Não são de todo aconselháveis para utilização em perche, mas uito úteis para gravação de explosões e impactos. Alguns modelos são virtualmente "insaturáveis" e tendem a comprimir este tipo de sons de forma adequada aos sistemas de gravação, sobretudo digitais. Bons para gravação de vozes de comentário em exteriores, eliminando o ruído ambiente.
Tipos de construção:
- microfones de fita
- microfones dinâmicos
- microfones de condensador
- microfones de condensador electret
Padrões de direccionalidade:
- Omnidireccionais
- Cardióides
- Supercardióides
- Hipercardióides de tubo de interferência (shotguns)
- Bidireccionais
Microfones especializados:
- boundary layer (PZM)
- microfones de lapela
- microfones de emissor
- microfones estereofónicos
- microfones de cancelamento de ruído
E - Consistência sonora
- manter os mesmos critérios de captação ao longo do projecto
- assegurar folhas de som ou metadata com indicações claras e precisas
- não trocar de tipo de microfone na captação da mesma cena
- utilizar judiciosamente a igualização
F - Medidas de segurança
- sempre que possível ter equipamento de back-up e cabos e acessórios em quantidade suficiente
- prender e proteger com tape todos os cabos que possam estar no espaço da acção
- cuidado com as portas e obstáculos
- não cruzar fontes de alimentação com cabos de som
G - Preparação do plateau
- maximizar a relação entre o sinal e o ambiente e ruído
- eliminar todos ruídos parasitas
H - Verificação dos níveis
- pedir silêncio aos elementos da equipa durante os ensaios
- certificar-se dos níveis sonoros o mais cedo possível
- certificar-se que os actores falam durante os ensaios com o volume sonoro que irão utilizar nas takes.
I - Checklist na rodagem
- microfones direccionais: ângulo do microfone em relação ao ambiente fora do eixo
- proximidade do microfone à fonte
- afastamento do microfone dos ruídos ambientes
- ângulo do microfone em relação a superfícies paralelas
- se possível, tratar cada uma das superfícies paralelas com material absorvente
- cortar as reflexões provocadas por superfícies paralelas com paneis irregulares
- utilizar protecções de vento adequadas
- utilizar suspensões eficazes nos microfones
- fazer um loop com o cabo de microfone para isolar a transmissão de ruídos parasitas
- não mover os dedos ao pegar no microfone ou perche
- fechar todas as janelas e portas que puder
- desligar aquecedores, frigoríficos, ar condicionado
- tentar colocar carpetes no chão
- pedir à equipa para usarem sapatos com solas silenciosas ou andarem descalços
- verificar que os acessórios de cena não são ruidosos
- ter à mão um blimp ou tecido de isolamento do ruído da câmara
- não usar sistemas de ganho automático (amplificam os ruídos nas pausas e não antecipam mudanças de níveis abruptas). A modulação de nível manual dá melhores resultados.
- fazer ambientes raccord para cada locar de filmagem.
- não abusar dos roll-offs e filtros.
J - Como melhorar a relação sinal / ruído
- microfones, gravador (e fita) de alta qualidade
- ajustar o bias correctamente para cada tipo de fita (em gravação analógica)
- certificar-se da compatibilidade de impedâncias entre microfones e entradas
- gravar as pontas de 0 dB a + 4 dB (-8 Db nos DATs e - 16 dB a 24 bits)
- usar um bom limitador na voz (essencial nos DAT)
- utilizar a compressão selectivamente
- gravar a 38 cm/s, quando em analógico, e se possível a 24 bits (cuidado com a duração de gravação)
- limpar cuidadosamente as cabeças de gravação (DATs e gravadores analógicos)
- usar cabos de linha balanceados
- certificar-se que o gravador está ligado à massa, ou trabalhar sempre com baterias
- utilizar cabos tão curtos quanto possível para cada cena
- atenção aos cruzamentos de cabos
- atenção aos loops de massa, resultantes de ligação dupla à massa
- se tiver clicks no som, pode tratar-se de um curto circuito ou mau contacto ou de electricidade estática. No primeiro caso, substitua os cabos. No segundo, tente afastar os cabos de carpetes (sobretudo de materiais sintéticos).
- se ouvir induções ou ruídos de rádio, mude a posição dos cabos de micro, utilize cabos mais curtos ou tente envolver o cabo em folha de alumínio. Note que há induções captadas pelos auscultadores e que não são gravadas. Teste.
- alinhar cuidadosamente o azimute e zénite das cabeças e a tensão da fita (nas máquinas analógicas)
- se necessário, utilizar um sistema de redução de ruído (Dolby...) com máquinas analógicas.
K - Gravação
- seguir as ordens de arranque da take e exigir a sua confirmação: som, câmara, clap, acção.
- gravar e identificar cada bobine com as seguintes indicações: nome do filme, número de bobine ou cassete, nível de gravação de sinal de referência, formato de gravação e sistema de sincronização
- gravar 30 segundos de nível de referência no início de cada bobine ou cassete
- um pouco de silencio no início e final de cada take pode ser útil na montagem
- não gravar música ou ruídos contínuos cortados pela take: um pesadelo na montagem.
- não gravar diálogos sobrepostos, especialmente em campos / contra-campos
L - Razões legítimas para cortar uma take
ESTABELECER UM CÓDIGO DE COMUNICAÇÃO POR GESTOS COM O OPERADOR DE CÂMARA, PERCHMAN E O REALIZADOR
- ruído de câmara excessivo (no início da take)
- suspeita de perda de sincronismo
- queda completa do nível das baterias
M - No caso de falhar a captação de uma linha de diálogo
GRAVAR SONS SÓS (CONSISTINDO EM FAZER REPETIR AOS ACTORES ESSAS LINHAS DE DIÁLOGO IMEDIATAMENTE APÓS A TAKE).
- não permita a leitura pelo guião - riscos de ouvir o virar das páginas e de interpretação "lida"
- tente seguir acção exactamente como na take de imagem
- utilize os mesmos microfones e técnica de captação
- identifique os sons sós na fita, nas folhas de som e na metadata
- grave todo o som síncrono, mesmo que seja de referência. Será fundamental nas dobragens e na reconstituição posterior dos ambientes sonoros originais
N - Ambientes raccord e atmosferas (room tones)
- grave sempre as atmosferas de cada quarto ou ambiente onde decorrer a acção. Será fundamental para a montagem sonora.
- utilize níveis de gravação próximos dos usados na gravação da acção.
- não confunda sons de atmosfera com ambientes e efeitos sonoros. Os primeiros deverão ser gravados a seguir à acção, com os mesmos microfones, e são dificilmente reconstituíveis mais tarde.
LIMPE E ACONDICIONE CUIDADOSAMENTE O MATERIAL APÓS UTILIZAÇÃO. ENROLE BEM OS CABOS. MANTENHA AS CABEÇAS DE GRAVAÇÃO LIMPAS CASO GRAVE ANALOGICAMENTE OU EM DAT. |